Dúvidas Frequentes

Para formalizar a co-orientação, o/a doutorando/a deverá apresentar a seguinte documentação:

1. Carta dirigida ao Colegiado, assinada pelo/a doutorando/a, pelo/a orientador/a e pelo/a professor/a que irá co-orientar justificando o pedido de co-orientação;

2. No caso de docentes que não pertençam ao quadro de professores do DMMDC, deverá ser apresentada a versão resumida do Currículo Lattes do/a docente que será o/a co-orientador/a.

A solicitação será encaminhada para Reunião de Colegiado para apreciação.

Ao ingressar no Doutorado, cada discente deverá apresentar exames de proficiência em 02 línguas estrangeiras (inglês, espanhol, francês, italiano ou alemão) realizados em até 02 (dois) anos da data de publicação do Edital de Seleção para Alunos Regulares ao qual concorreu.

Caso o/a estudante não possua as proficiências no ingresso, poderá apresentá-las até a metade do curso (02 anos). A entrega dos comprovantes de aprovação em 02 línguas é condição indispensável para realização da Defesa de Tese.

A nota de aprovação nos exames de proficiência depende da Instituição à qual o/a aluno/a está vinculado/a.

No caso dos/as alunos/as matriculados/as na UFBA, a aprovação se dá mediante obtenção da nota 5,0 (cinco).

Os exames de proficiência podem ser realizados no Núcleo Permanente de Extensão em Letras da UFBA (NUPEL). Para maiores informações acesse: http://www.nupel.ufba.br/ (verificar em Editais).

Para acessar a tabela e acompanhar a sua situação refente aos exames de proficiência:

clique aqui (alunos/as matrículados na UFBA)

clique aqui (alunos/as matrículados no IFBA)

clique aqui (alunos/as matrículados na UNEB)

 

Instruções aos doutorandos para a emissão de diploma:

1. Realização da defesa de tese e envio da ata assinada para a Secretaria.

2. Realização das alterações indicadas pela Banca no prazo de 60 dias.

3. Solicitação da ficha catalográfica na Biblioteca da FACED (tel: 3283-7255 ou biedu@ufba.br).

4. SIGAA:

4.1 Depósito da versão final do texto em PDF no SIGAA, com ficha catalográfica ("Ensino” – “Produções acadêmicas” – “Submeter Teses/Dissertações”).

4.2 Após o depósito, o aluno deverá entrar em contato com o/a seu/sua orientador/a para que este/a acesse o SIGAA e aprove a versão encaminhada.

4.3 Após a aprovação pelo/a orientador, o/a Coordenador/a e/ou Secretaria também deverá aprovar o texto.

4.4 Em seguida, o aluno deverá inserir cópia do diploma de graduação, do RG e CPF no SIGAA. Não serve CNH.

4.5 Os documentos acima serão recebidos pela Secretaria, via SIGAA.

5. Repositório Institucional da UFBA:

5.1 Após a aprovação pelo/a orientador/a (item 4.2), o discente deverá depositar a versão final do texto em PDF no Repositório Institucional da UFBA. Para fazer a inserção no Repositório é necessário enviar um e-mail para repositorio@ufba.br solicitando autorização. Demais instruções em: https://supad.ufba.br/orientacao-sobre-o-deposito-digital-de-tesese-dissertacoes-nos-programas-de-pos-graduacao

5.2 Deverá ser enviado à Secretaria o link da tese no Repositório.

6. Após os passos acima, ocorrerá a homologação da Defesa em Reunião de Colegiado do PPGDC.

7. Elaboração da Ata da Reunião de Colegiado, aprovação da ata na reunião do mês seguinte e assinatura dos membros no SIPAC.

 

Envio, pela Secretaria, do pedido de diploma para que o aluno assine e envie por e-mail (dmmdc@ufba.br). Elaboração do processo de diploma pela Secretaria.

 

Quando o status no SIGAA estiver como “concluído”, o interessado deverá aguardar 20 dias e entrar em contato com o Setor de Diploma no e-mail nedic@ufba.br, pedindo informação sobre o diploma. O título do e-mail deve ser PPGDC - o nome da/o discente e anexar o histórico escolar e o RG. Observações: Para a expedição da primeira via do diploma não é necessário pagar nenhuma taxa

Para a expedição da primeira via do diploma não é necessário pagar nenhuma taxa.

 

Para acesar estas instruções em PDF clique aqui.

 

A disciplina "Estágio Docente Orientado" é obrigatória para todos/as os/as bolsistas CAPES e deverá ser cursada duas vezes pelos mesmos.

Os/as doutorandos/as deverão cursar o Doutorado considerando 48 meses de duração do curso. Desta forma, para não prejudicar a avaliação do Programa, solicita-se que não sejam ultrapassados os 48 meses.

As Disciplinas de Linha são:

Linha 01 - Processo de Construção do Conhecimento

Linha 02 - Tecnologias da Informação e Difusão Social do Conhecimento

Linha 03 - TE - Análise Cognitiva II

Cada aluno/a deverá cursar 04 disciplinas obrigatórias, 01 Disciplina de Linha, 02 Optativas, 02 vezes Seminário de Tese, 01vez Exame de Qualificação, 01vez Defesa de Tese, 01vez Atividade Complementar, 02 vezes Estágio Docente Orientado e Pesquisa Orientada todos os semestres a partir do terceiro até o final do curso.

Todos/as deverão cursar 02 (duas) vezes a disciplina EDCB15 - Estágio docente orientado.

Nenhum/a discente pode estar matriculado/a duas vezes em "Atividade complementar", "Exame de qualificação" ou "Defesa de Tese". Caso você tenha se matriculado e não tenha qualificado/defendido, não deverá se matricular novamente.

Para facilitar o cumprimento dos créditos e o planejamento de cada discente, sugerimos a observância do fluxograma abaixo: 

1º Ano

2º Ano

1º Semestre

2º Semestre

1º Semestre

2º Semestre

EDCA85 - Epistemologia e Construção do Conhecimento (Obrigatória)

EDCA86 – Metodologia e Análise dos Processos Cognitivos (Obrigatória)

EDCB14 – Seminário de Tese II

EDCB12 – Exame de Qualificação

EDCA87 – Sistemas Complexos (Obrigatória)

EDCA88 – Sistemas de Representação do Conhecimento (Obrigatória)

 

 

01 Optativa

Disciplina de Linha

 

 

EDCB14 – Seminário de Tese I

01 Optativa

 

 

3º Ano

4º Ano

1º Semestre

2º Semestre

1º Semestre

2º Semestre

EDCB11 – Pesquisa Orientada

EDCB11 – Pesquisa Orientada

EDCB11 – Pesquisa Orientada

EDCB11 – Pesquisa Orientada

 

 

EDCB16 – Atividade Complementar

EDCB13 – Defesa de Tese

 

 

 

Trabalho de Conclusão

 

 

 

 

 

A disciplina atividade complementar é obrigatória para todos os/as alunos/as e corresponde a 6 créditos. Para cumprir com esta disciplina, o/a discente deverá reunir publicações (em revistas, livros etc), patentes, atividades culturais, participações em eventos, organização de eventos do DMMDC e enviar as comprovações deste material para a Secretaria do PPGDC junto com um relatório das atividades desenvolvidas. Este material dará origem a um processo administrativo que será enviado ao orientador/a para análise e parecer. Após aprovação do/a orientador/a e homologação pelo Colegiado a atividade será consolidada no Sistema Acadêmico. 

Resolução das atividades complementares clique aqui

Instruções para realização de Banca de Defesa de Tese:

A Defesa de Tese deverá ocorrer dentro dos 48 meses de realização do Doutorado, a contar da data de início das aulas no 1º semestre.

Para agendar a realização da Defesa de Tese é necessário ter cumprido todos os créditos (30 créditos) e estar matriculado nas atividades “EDCB13 – Defesa de Tese” e “Trabalho de conclusão de curso”.

A Tese de Doutorado será apreciada por uma Comissão Avaliadora proposta pelo Orientador e aprovada pelo Colegiado Geral do PPGDC, composta de pesquisadores de reconhecida competência.

§ 1° A Comissão será composta por pelo menos 04 (quatro) membros além do Orientador, sendo no mínimo: 02 (dois) avaliadores de instituições distintas à do orientador e vinculados ao PPGDC e 02 (dois) avaliadores externos ao PPGDC, em consonância com os Regulamentos da instituição de matrícula do discente.

§ 2° O Colegiado Geral poderá, excepcionalmente, aprovar a presença de avaliadores internos da mesma instituição do orientador, na impossibilidade da participação de avaliadores de instituições distintas.

Para agendar a Banca de Defesa de Tese o/a orientador/a deverá enviar para o e-mail da Secretaria a FICHA DE INDICAÇÃO DE BANCA preenchida e assinada, a qual será avaliada e aprovada no respectivo Colegiado Institucional e homologada pelo Colegiado Geral. Na FICHA DE INDICAÇÃO DE BANCA informar local, dia e horário que pretende realizar a Defesa de Tese. Junto à ficha de indicação de banca, o/a orientador/a deverá enviar a ficha de cadastro dos professores externos, se houver.

Para Ficha de Indicação de Banca, clique aqui.

Para Ficha de Cadastro Docente Externo, clique aqui.

Após a aprovação e homologação pelo Colegiado, o agendamento deve ser feito pelo/a orientador/a via SIGAA, informando: local, data, horário, título do trabalho, resumo, título em inglês, abstratct, informações sobre os examinadores, etc.

Observações:

1) O/a doutorando/a geralmente dispõe de 30 a 40 minutos para expor seu trabalho. A banca, presidida pelo/a orientador/a, arguirá o/a doutorando/a pelo tempo que julgar necessário.

2) A Banca de Defesa de Tese deverá seguir a seguinte composição: i) orientador/a (presidente da Banca); ii) 02 docentes do DMMDC; iii) 02 docentes externos ao DMMDC.

3) O local de realização do Exame pode ser presencialmente em qualquer  IES vinculada ao Programa e/ou online. Caso o/a aluno/a deseje realizar em outro local, informar na Ficha de Indicação de Banca e justificar.

 

Qualquer dúvida entrer em contato com a Secretaria da IES de matrícula. 

 

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