Dúvidas Frequentes

Para formalizar a co-orientação, o/a doutorando/a deverá apresentar a seguinte documentação:

1. Carta dirigida ao Colegiado, assinada pelo/a doutorando/a, pelo/a orientador/a e pelo/a professor/a que irá co-orientar justificando o pedido de co-orientação;

2. No caso de docentes que não pertençam ao quadro de professores do DMMDC, deverá ser apresentada a versão resumida do Currículo Lattes do/a docente que será o/a co-orientador/a.

A solicitação será encaminhada para Reunião de Colegiado para apreciação.

Ao ingressar no Doutorado, cada discente deverá apresentar exames de proficiência em 02 línguas estrangeiras (inglês, espanhol, francês, italiano ou alemão) realizados em até 02 (dois) anos da data de publicação do Edital de Seleção para Alunos Regulares ao qual concorreu.

Caso o/a estudante não possua as proficiências no ingresso, poderá apresentá-las até a metade do curso (02 anos). A entrega dos comprovantes de aprovação em 02 línguas é condição indispensável para realização da Defesa de Tese.

A nota de aprovação nos exames de proficiência depende da Instituição à qual o/a aluno/a está vinculado/a.

No caso dos/as alunos/as matriculados/as na UFBA, a aprovação se dá mediante obtenção da nota 5,0 (cinco).

Os exames de proficiência podem ser realizados no Núcleo Permanente de Extensão em Letras da UFBA (NUPEL). Para maiores informações acesse: http://www.nupel.ufba.br/ (verificar em Editais).

Para acessar a tabela e acompanhar a sua situação refente aos exames de proficiência:

clique aqui (alunos/as matrículados na UFBA)

clique aqui (alunos/as matrículados no IFBA)

clique aqui (alunos/as matrículados na UNEB)

 

Instruções aos doutorandos para a emissão de diploma:

1. Realização da defesa de tese e devolução da pasta na Secretaria.

2. Realização das alterações indicadas pela Banca no prazo de 60 dias.

3. Solicitação da ficha catalográfica na Biblioteca da FACED (tel: 3283-7255). Deverão ser geradas duas fichas catalográficas, uma para a versão impressa e outra para o CD.

4. SIGAA:

4.1. Depósito da versão final do texto em PDF no SIGAA, com ficha catalográfica ("Ensino” – “Produções acadêmicas” – “Submeter Teses/Dissertações”).

4.2. Após o depósito, o aluno deverá entrar em contato com o/a seu/sua orientador/a para que este/a acesse o SIGAA e aprove a versão encaminhada.

4.3. Após a aprovação pelo/a orientador, o/a Coordenador/a também deverá aprovar o texto.

4.4. Em seguida, o/a aluno/a deverá inserir cópia do diploma de graduação e do RG no SIGAA.

4.5. Os documentos acima serão recebidos pela Secretaria, via SIGAA.

5. Repositório Institucional da UFBA:

5.1. Após a aprovação pelo/a orientador/a (item 4.2), o discente deverá depositar a versão final do texto em PDF no Repositório Institucional da UFBA.

5.2. Para fazer a inserção no Repositório é necessário enviar um e-mail para repositorio@ufba.br solicitando autorização.6. Entrega das versões finais:

6.1. Após a aprovação pelo/a orientador/a (item 4.2), o discente deverá encaminhar a versão final do texto para impressão na Gráfica.

6.2. Deverão ser entregues na Secretaria 07 cds e 02 cópias impressas no padrão do DMMDC.

7. Após os passos acima, ocorrerá a homologação da Defesa e das versões finais em Reunião de Colegiado do DMMDC.

8. Elaboração da Ata da Reunião de Colegiado e recolhimento das assinaturas.

9. Envio, pela Secretaria, do pedido de diploma para que o/a aluno/a assine e entregue na presencialmente ou mande por e-mail (dmmdc@ufba.br) , acompanhado de cópia do RG.

10. Elaboração do processo de diploma pela Secretaria.

11. Envio do processo à SGC (NAREP) via SIPAC. O/a doutorando/a deverá acompanhar a tramitação do processo pelo site (https://sipac.ufba.br/public/jsp/portal.jsf).

12. Quando aparecer “arquivado”, o interessado deverá aguardar 20 dias e entrar em contato com o Setor de Diploma (3283-7146/7148) que verificar se o diploma já está impresso.

 

Observações:

Para a expedição da primeira via do diploma não é necessário pagar nenhuma taxa.

 

Para acesar estas instruções em PDF clique aqui.

A disciplina "Estágio Docente Orientado" é obrigatória para todos/as os/as bolsistas CAPES e deverá ser cursada duas vezes pelos mesmos.

Os/as doutorandos/as deverão cursar o Doutorado considerando 48 meses de duração do curso. Desta forma, para não prejudicar a avaliação do Programa, solicita-se que não sejam ultrapassados os 48 meses.

As Disciplinas de Linha são:

Linha 01 - Processo de Construção do Conhecimento

Linha 02 - Tecnologias da Informação e Difusão Social do Conhecimento

Linha 03 - TE - Análise Cognitiva II

Cada aluno/a deverá cursar 04 disciplinas obrigatórias, 01 Disciplina de Linha, 02 Optativas, 02 vezes Seminário de Tese, 01 vez Exame de Qualificação, 01 vez Defesa de Tese, 01 vez Atividade Complementar e Pesquisa Orientada todos os semestres após a qualificação.

O/A discente deverá se matricular em "Pesquisa Orientada" em todos os semestres após a qualificação até o fim do curso. 

Para facilitar o cumprimento dos créditos e o planejamento de cada discente, sugerimos a observância do fluxograma abaixo:

Obs: Os/as bolsistas CAPES deverão cursar 02 (duas) vezes a disciplina EDCB15 - Estágio docente orientado.

Nenhum/a discente pode estar matriculado/a duas vezes em "Atividade complementar", "Exame de qualificação" ou "Defesa de Tese". Caso você tenha se matriculado e não tenha qualificado/defendido, não deverá se matricular novamente.

A disciplina atividade complementar é obrigatória para todos os/as alunos/as e corresponde a 6 créditos. Para cumprir com esta disciplina, o/a discente deverá reunir publicações (em revistas, livros etc), patentes, atividades culturais, participações em eventos, organização de eventos do DMMDC e trazer este material para a Secretaria do DMMDC. Aqui o/a doutorando/a deverá preencher um formulário que dará origem a um processo administrativo. Em seguida este material irá para análise e parecer do/a orientador/a. Após aprovação pelo Colegiado, será inserido "AT" no histórico do/a aluno/a.

Instruções para realização de Banca de Defesa de Tese:

Prezado/a doutorando/a,

A Defesa de Tese deverá ocorrer dentro dos 48 meses de realização do Doutorado, a contar da data de início das aulas no 1º semestre.

Para agendar a realização da Defesa de Tese é necessário ter cumprido todos os créditos (30 créditos) e estar matriculado nas atividades “EDCB13 – Defesa de Tese” e “Trabalho de conclusão de curso”.

A Tese de Doutorado será apreciada por uma Comissão Avaliadora proposta pelo Orientador e aprovada pelo Colegiado Geral do PPGDC, composta de pesquisadores de reconhecida competência.

§ 1° A Comissão será composta por pelo menos 04 (quatro) membros além do Orientador, sendo no mínimo: 02 (dois) avaliadores de instituições distintas à do orientador e vinculados ao PPGDC e 02 (dois) avaliadores externos ao PPGDC, em consonância com os Regulamentos da instituição de matrícula do discente. 
 
§ 2° O Colegiado Geral poderá, excepcionalmente, aprovar a presença de avaliadores internos da mesma instituição do orientador, na impossibilidade da participação de avaliadores de instituições distintas.

 

Após a aprovação pelo Colegiado, o agendamento deve ser feito pelo/a orientador/a via SIGAA, informando: local, data, horário, título do trabalho, resumo, título em inglês, abstratct, informações sobre os examinadores, etc.

Além do agendamento via SIGAA, deverá ser entregue na Secretaria – também com 30 dias de antecedência – os seguintes documentos:

1) FICHA DE INDICAÇÃO DE BANCA assinada pelo/a orientador/a. Informar local, dia e horário que pretende realizar a Defesa de Tese, bem como se haverá compra de passagens para examinador/a externo/a (mandar por e-mail e entregar presencialmente na Secretaria); (clique aqui para baixar a ficha)

2) CÓPIA DO TEXTO DA DEFESA (mandar apenas por e-mail em PDF).

Observações:

1) O/a doutorando/a geralmente dispõe de 30 a 40 minutos para expor seu trabalho. A banca, presidida pelo/a orientador/a, arguirá o/a doutorando/a pelo tempo que julgar necessário.

2) A Banca de Defesa de Tese deverá seguir a seguinte composição: i) orientador/a (presidente da Banca); ii) 02 docentes do DMMDC; iii) 02 docentes externos ao DMMDC.

3) O local de realização do Exame pode ser na FACED ou em qualquer outra IES vinculada ao Programa. Caso o/a aluno/a deseje realizar em outro local, informar na Ficha de Indicação de Banca e justificar;

4) O Programa dispõe de recursos para a vinda de 01 examinador/a externo/a para a Banca de Defesa de Tese (passagens aéreas e diárias).

Atenção, durante o período de atividades remotas (pandemia coronavírus), além das informações acima as orientações são:

- A defesa de tese deve ocorrer de forma totalmente remota;
- A defesa de tese deve ser gravada;
- O link deve ser enviado com antecedência para divulgarmos no site.

Para outras informações: (71) 3282-7287 e <dmmdc@ufba.br>.

Instruções para realização de Exame de Qualificação

O Exame de Qualificação deverá ser realizado no 4º (quarto) ou 5º (quinto) semestre do Doutorado.

Para agendar a realização do Exame de Qualificação, é necessário ter cumprido 24 créditos e estar matriculado na atividade “EDCB12 – Exame de qualificação”.

O/a doutorando/a deverá enviar, com 30 dias de antecedência, os seguintes materiais para solicitar o agendamento da Banca de Exame de Qualificação:

1) FICHA DE INDICAÇÃO DE BANCA assinada pelo/a orientador/a. Informar local, dia e horário que pretende realizar a qualificação (mandar por e-mail e entregar presencialmente na Secretaria); (clique aqui para baixar a ficha)

2) FICHA DE CADASTRO DOS/AS EXAMINADORES/AS. A ficha de cada examinador/a externo/a deverá ser entregue preenchida (mandar por e-mail e entregar presencialmente na Secretaria); (clique aqui para baixar a ficha)

3) CÓPIA DO TEXTO DA QUALIFICAÇÃO (mandar apenas por e-mail em PDF).

Observações:

1) O/a doutorando/a geralmente dispõe de 30 a 40 minutos para expor seu trabalho. A banca, presidida pelo/a orientador/a, arguirá o/a doutorando/a pelo tempo que julgar necessário.

2) A Banca de Exame de qualificação deverá seguir a seguinte composição: i) orientador/a (presidente da Banca); ii) 01 docente do DMMDC; iii) 01 docente externo ao DMMDC.

3) O local de realização do Exame pode ser na FACED ou em qualquer outra IES vinculada ao Programa. Caso o/a aluno/a deseje realizar em outro local, informar na Ficha de Indicação de Banca e justificar;

4) O Programa não dispõe de recursos para a vinda de professores/as externos/as para as Bancas de Qualificação.

Atenção, durante o período de atividades remotas (pandemia coronavírus), além das informações acima as orientações são:

- O exame de qualificação deve ocorrer de forma totalmente remota;
- O exame de qualificação deve ser gravado;
- O link deve ser enviado com antecedência para divulgarmos no site.

Para outras informações: (71) 3282-7287 e <dmmdc@ufba.br>.

Para acessar as instruções em PDF clique aqui.