Orientações para defesa de tese

Instruções para realização de Banca de Defesa de Tese:

Prezado/a doutorando/a,

A Defesa de Tese deverá ocorrer dentro dos 48 meses de realização do Doutorado, a contar da data de início das aulas no 1º semestre.

Para agendar a realização da Defesa de Tese é necessário ter cumprido todos os créditos (30 créditos) e estar matriculado nas atividades “EDCB13 – Defesa de Tese” e “Trabalho de conclusão de curso”.

A Tese de Doutorado será apreciada por uma Comissão Avaliadora proposta pelo Orientador e aprovada pelo Colegiado Geral do PPGDC, composta de pesquisadores de reconhecida competência.

§ 1° A Comissão será composta por pelo menos 04 (quatro) membros além do Orientador, sendo no mínimo: 02 (dois) avaliadores de instituições distintas à do orientador e vinculados ao PPGDC e 02 (dois) avaliadores externos ao PPGDC, em consonância com os Regulamentos da instituição de matrícula do discente. 
 
§ 2° O Colegiado Geral poderá, excepcionalmente, aprovar a presença de avaliadores internos da mesma instituição do orientador, na impossibilidade da participação de avaliadores de instituições distintas.

 

Para agendar a Banca de Defesa de Tese o/a orientador/a deverá enviar para o e-mail da Secretaria a FICHA DE INDICAÇÃO DE BANCA preenchida e assinada, a qual será avaliada pela comissão designada e aprovada no Colegiado. Na FICHA DE INDICAÇÃO DE BANCA informar local, dia e horário que pretende realizar a Defesa de Tese, bem como se haverá compra de passagens para examinador/a externo/a (mandar por e-mail e entregar presencialmente na Secretaria); (clique aqui para baixar a ficha)

Após a aprovação pelo Colegiado, o agendamento deve ser feito pelo/a orientador/a via SIGAA, informando: local, data, horário, título do trabalho, resumo, título em inglês, abstratct, informações sobre os examinadores, etc.

Além do agendamento via SIGAA, deverá ser entregue enviado para a Secretaria CÓPIA DO TEXTO DA DEFESA (mandar apenas por e-mail em PDF).

Observações:

1) O/a doutorando/a geralmente dispõe de 30 a 40 minutos para expor seu trabalho. A banca, presidida pelo/a orientador/a, arguirá o/a doutorando/a pelo tempo que julgar necessário.

2) A Banca de Defesa de Tese deverá seguir a seguinte composição: i) orientador/a (presidente da Banca); ii) 02 docentes do DMMDC; iii) 02 docentes externos ao DMMDC.

3) O local de realização do Exame pode ser na FACED ou em qualquer outra IES vinculada ao Programa. Caso o/a aluno/a deseje realizar em outro local, informar na Ficha de Indicação de Banca e justificar;

4) O Programa dispõe de recursos para a vinda de 01 examinador/a externo/a para a Banca de Defesa de Tese (passagens aéreas e diárias).

Atenção, durante o período de atividades remotas (pandemia coronavírus), além das informações acima as orientações são:

- A defesa de tese deve ocorrer de forma totalmente remota;
- A defesa de tese deve ser gravada;
- O link deve ser enviado com antecedência para divulgarmos no site.

Para outras informações: (71) 3282-7287 e <dmmdc@ufba.br>.

Português, Brasil