UNEB e Colégio Estadual de Monte Gordo promovem evento sobre educação e desenvolvimento local

A UNEB, em parceria com o Colégio Estadual de Monte Gordo (CEMG) e a comunidade da região, localizada no município de Camaçari, vai realizar o evento "Um Ecossistema Vivo: UNEB, Colégio Estadual de Monte Gordo e a Comunidade", no dia 20 de abril, às 19h, no Colégio Estadual de Monte Gordo.

A iniciativa tem como objetivo promover estratégias de conexão e vivência entre a universidade, o colégio e a comunidade de Monte Gordo, cuja ideia é garantir uma governança que garanta o compromisso e a confiança dos diversos segmentos educativos, em prol do desenvolvimento local e a ética do bem-viver.

O evento, que tem a coordenação-geral da professora da UNEB, Suely Messeder, terá participação dos membros e estudantes da universidade, do Colégio Estadual de Monte Gordo e da comunidade da região.

A programação do encontro reserva mesa institucional entre os membros da UNEB, do CEMG e da comunidade de Monte Gordo, e a Mesa Ecossistema e Marca Coletiva, com a participação da professora da UNEB, Suely Messeder, da diretora do CEMG, Lícia Maria de Carvalho e de Caio Cézar Reis.

Ainda na ocasião, haverá a palestra "Da trajetória do pesquisador encarnado ao jogo digital da cocada de Monte Gordo", proferida pelo pesquisador da UNEB e egresso do CEMG, Gildevan Dias.

O evento tem origem em dois projetos de pesquisa "A Baianidade e o empreendedor em seu fazer cotidiano: um estudo sobre os microempreendedores e seus estabelecimentos na cidade de Camaçari" e "As fazedoras de cocadas de Monte Gordo: um estudo sobre o saber-fazer na produção do conhecimento tradicional no munícipio de Camaçari".

Seleção para bolsista de iniciação científica

Coordenado pela professora da UNEB, Suely Messeder, o projeto "As fazedoras de cocadas de Monte Gordo: um estudo sobre o saber-fazer na produção do conhecimento tradicional no município de Camaçari", está com inscrições abertas, até o dia 17 de abril, para seleção de bolsistas de Iniciação Científica (IC).

Estão sendo ofertadas três vagas. Os interessados em participar deverão preencher formulário online. Dentre os requisitos para a inclusão no projeto, o candidato deverá estar matriculado em curso de graduação da UNEB, não ter vínculo empregatício, nem ser beneficiado por outra bolsa de qualquer natureza ou estágio.

A seleção para bolsistas de IC atende à chamada pública do edital nº 018/2022 da UNEB, que visa apresentação de propostas às bolsas de Iniciação Científica (IC) e de Iniciação Tecnológica (IT), destinadas aos Programas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) e da UNEB.