Centro de Pesquisa e Fabricação Digital - Face Shield 4 Life

Descrição: O projeto é para a estruturação de Centro de Pesquisa e Fabricação Digital - Maker Lab 3D (CPFD-ML3D), onde serão produzidos no mínimo 20.000 máscaras de proteção facial (Face Shields) e 110 caixas acrílicas para proteção durante os processos de intubação. Serão prototipados equipamentos open source de segurança, respiradores mecânicos, válvulas e outros equipamentos que possam ser disponibilizados, testados e validados para a utilização nas unidades de saúde. 1.Fabricação Face Shields - Protetores Faciais Desenvolvidos baseado na Resolução - RDC Nº 350, de 19 dE Março de 2020 , foram amplamente validados e utilizados pelas equipes médicas do Instituto Couto Maia e pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB). O projeto foi baseado no modelo Prusa Protective Face Shield - RC3. Caixa de Proteção para procedimento de intubação do paciente Feitas em acrílico, que são colocadas em pacientes graves, com objetivo de proteger os profissionais de saúde para não se contaminarem e nem contaminar o ambiente, durante o processo de intubação. Considerado o processo mais importante no tratamento da Covid-19, trata-se da passagem de um tubo apropriado pela traqueia do paciente, através da boca ou nariz, com a finalidade de mantê-lo respirando até sanar o quadro grave da virose. Serão prototipadas e validadas com a ajuda dos médicos que estão na frente, lutando contra o Covid-19. 2. Apoio à Pesquisa Protótipo de Respirador Mecânico Apoiar a prototipação de modelos de respirador mecânico de baixo custo. Protótipo de peças de reposição e adaptadores para respiradores Dar suporte a modelos internacionais abertos, que foram implantados com sucesso, a exemplo do projeto italiano de válvulas para respiradores e de conectores para possibilitar o uso de respirador por mais de um paciente. Poderemos prototipar e validar peças criadas e de reposição que surjam como necessárias dentro das unidades de saúde. A alta concorrência por equipamentos e peças de reposição, fruto da necessidade global, eleva a importância de manter em funcionamento os equipamentos disponíveis..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Hugo Saba Pereira Cardoso - Coordenador / José Garcia Vivas Miranda - Integrante / Eduardo Manuel de Freitas Jorge - Integrante / Peterson Lobato - Integrante / Márcio Luís Valença Araújo - Integrante / MATHEUS GUIMARÃES ANDRADE TANURE - Integrante / Leandro Brito - Integrante / Elton Barreto - Integrante.

Financiador(es): VALE S/A - Outra.