Orientações iniciais - Retorno das aulas e Matrícula DMMDC

Prezados/as discentes,

Bom dia,

Esperamos que estejam com saúde e bem, dentro do possível, neste contexto.

No último mês foi aprovada a retomada das aulas, de forma remota, nas IES que fazem parte do Programa. Ontem essa questão foi debatida no Colegiado do DMMDC e a agora estamos na fase de reorganização do Planejamento Acadêmico, que será divulgado em breve.

Assim, devido à excepcionalidade do momento, muitas dúvidas estão surgindo por parte dos discentes e docentes.

Elaboramos esse material para passar orientações iniciais. Pedimos que leiam com atenção e nos encaminhem dúvidas que não foram sanadas ainda. No mais, reforçamos que o nosso atendimento tem sido feito de forma remota (por e-mail) e muitas informações estão sendo publicadas no site.

1. Orientações para os alunos do DMMDC matriculados na UFBA:

A UFBA suspendeu o semestre 2020.1 e determinou a realização de um Semestre Suplementar. Ainda não há definição sobre o que ocorrerá com os semestres 2020.1 e 2020.2 após o Semestre Suplementar.

Atenção: todos/as os discentes da UFBA devem se matricular no Semestre Suplementar para manter o vínculo com a Universidade. Vocês podem se matricular em uma ou mais disciplinas ofertadas no Planejamento (será divulgado em breve).

Caso o aluno não possa cursar nenhuma disciplina ou já tenha concluído as disciplinas obrigatórias e optativas, deve se matricular em Pesquisa Orientada.

- Matrícula online (via SIGAA): 31/08 a 03/09/2020

- Período das aulas remotas: 08/09/2020 a 18/12/2020

As defesas e qualificações ocorrerão de forma remota, para fazer o agendamento, por favor, entre em contato com a Secretaria para passarmos as instruções.

Sobre a contagem dos prazos para defesa: o prazo regular para conclusão do Doutorado é de 48 meses a partir do ingresso (no SIGAA é possível emitir o histórico escolar no qual constam esses prazos). Os alunos que ingressaram em 2016, e deveriam concluir em junho/2020, tiveram 06 meses de prorrogação aprovados pelo Colegiado, passando a ter como prazo final dezembro/2020. Para os demais discentes (turma 2017, 2018, 2019 e 2020) ainda não há deliberação quanto a possíveis prorrogações em função da pandemia, mantendo-se, até o momento, o prazo de 48 meses.

2. Orientações para os alunos do DMMDC matriculados no IFBA:

O IFBA não suspendeu o semestre 2020.1, então as disciplinas que serão ofertadas agora correspondem ao semestre 2020.1.

Todos/as os discentes do IFBA já estavam matriculados no semestre 2020.1. No período da matrícula será possível realizar ajustes nas disciplinas escolhidas, via formulário online. O Planejamento acadêmico será divulgado em breve com os horários de todas as turmas.

Fiquem atentos/as às datas:

- Ajuste da Matrícula online (via formulário do Google Forms): 31/08 a 03/09/2020

- Período das aulas remotas: 08/09/2020 a 18/12/2020

O formulário será divulgado em breve.

As qualificações poderão ocorrer de forma remota. Para fazer o agendamento, por favor, entre em contato com a Secretaria para passarmos as instruções.

Sobre a contagem dos prazos para defesa: o prazo regular para conclusão do Doutorado é de 48 meses a partir do ingresso. Para os discentes das turmas de 2019 e 2020 ainda não há deliberação quanto a possíveis prorrogações em função da pandemia, mantendo-se, até o momento, o prazo de 48 meses.

3. Orientações para os alunos do DMMDC matriculados na UNEB:

A UNEB não suspendeu o semetre 2020.1, então as disciplinas que serão ofertadas agora correspondem ao semestre 2020.1.

Todos/as os discentes da UNEB já estavam matriculados no semestre 2020.1. No período da matrícula será possível realizar ajustes nas disciplinas escolhidas, via formulário online. O Planejamento acadêmico será divulgado em breve com os horários de todas as turmas.

- Período das aulas remotas: 08/09/2020 a 18/12/2020

O formulário será divulgado em breve.

Esperamos que estas orientações ajudem a todos/as.

Secretaria DMMDC