Uma trajetória docente a serviço da história de Angola e da África

Prezados e prezadas, esperamos que todos e todas estejam bem!!!!

Durante boa parte do século XX aprendemos que os indivíduos não possuíam tanta importância, e que suas performances não significavam muito. Aprendemos também que as pessoas representavam pouco diante das estruturas, dos contextos...

Contudo, com a Micro-história, e o retorno das biografias ao contexto dos historiadores e historiadoras, podemos perceber a importância das pessoas, dos indivíduos. E no que tange aos Estudos Africanos e a História da África, não há como negar a fundamental importância de algumas personalidades, notadamente daqueles que durante muito pelejaram pela consolidação deste campo de estudos.
Em relação a história de Angola, pode-se afirmar que o indivíduo tem lugar privilegiado, seja pela performance e modo como procede na feitura das pesquisas, seja pelo modo como encara os fenômenos, eventos e contextos.

É com grande orgulho que damos o prosseguimento a nossa seção de entrevistas com a presença de um dos maiores historiadores angolanos do tempo presente: *Helder Alicerces Bahu*, na próxima *quarta-feira, 23/09/2020*, a partir das *13 horas, horário de Brasília*, e *17h, horário de Angola*, discutindo o tema “Uma trajetória docente a serviço da História de Angola e dos Estudos Africanos”.  Além de ser uma das figuras de maior prestígio sobre Estudos Africanos no âmbito internacional, e da História de Angola, no contexto nacional, *Helder Alicerces Bahu tem se esforçado para formar uma nova geração de historiadores e profissionais da área do ensino. É Professor do Departamento de Ciências Sociais, Repartição de História do Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla (ISCED-HUÍLA). É mestre em Antropologia: Patrimónios e Identidades, Doutor em Antropologia pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa de Lisboa (ISCTE-IUL), além de Coordenador do Centro de Investigação e Desenvolvimento da Educação (CIDE).  !!!

Teremos como entrevistadores os professores *Rodrigo Rezende (UFF – Campos dos Goytacazes)*, *Yuri Manuel (ISART – Angola)* e *Ivaldo Lima (UNEB DEDC II)*.

PARA O PRESENTE EXPEDIREMOS CERTIFICADOS DE TRÊS (03) HORAS. Basta acessar (https://www.even3.com.br/participante/inscricao/) e *fazer a sua inscrição entre os dias 21 e 23 de setembro de 2020 (até as 18h do dia 23/09).*

Participe conosco acompanhando a palestra e expressando suas dúvidas, comentários e críticas para complementar o nosso debate.

Contamos com vossas presenças no nosso canal “África do século XX” (https://www.youtube.com/channel/UCouDGFJlWvpIVygBix7k_rA)

Por favor, curtam, inscrevam-se e compartilhem os nossos conteúdos.

Obrigado a todos e a todas pela participação.

Redes sociais:

Imagem: