Genética para Engenheiros e Historiadores com Raja Gosula - dia 12/02/2021

Dia 12/02, às 16:30, Brasil, 11:30 na California - Raja Gosula, que participa já há algum tempo de equipes avançadas de estudo sobre o DNA humano, assim como sobre a evolução deste DNA, estará apresentando seus estudos para alimentar projetos e discussões de engenheiros se sistemas, mas também de estudiosos das humanidades, em especial Historiadores. Não percam. Raja Gosula começou a sua educação universitária aqui na UFBA e obteve seu Mestrado em Engenharia Eletrônica na Case Western Reserve University – Cleveland Ohio. Raja também obteve um Mestrado em Computação da Universidade da Califórnia-Davis e um MBA da Duke University. Raja trabalhou em projetos de ASIC/chips/Semicondutores na Califórnia (Vale do Silício e San Diego) e Salvador durante trinta anos. Dezesseis anos como engenheiro e quatorze em gerência. Os ASIC’s em que ele trabalhou foram “Processadores de Simulação” -Zycad, “Controladores de disco rígido” -Seagate, “WiFi” -National Semiconductor, “Home Networking” -Entropic, “Sintonizador de TV e LTE” -LSI-TEC, “Gerenciamento de Potência para celular” – Qualcomm, “Telecomunicação de Redes Ópticas” - Cisco, entre vários outros. Na última década, Raja se interessou por genética e sequenciamento de DNA, e como ele poderia usar o conhecimento dele para esse ramo. Acabou fazendo uma consultoria no projeto “Acelerador de Sequenciamento de DNA” da Edico Genome, que foi comprada pela Illumina. Esta Palestra serve como um fundo de conhecimento de genética, que podem ser usados por outros ramos como engenharia, história, antropologia etc. Os tópicos da palestra serão os seguintes: • The Cell • Chromosome Structure • Mitosis • Meiosis • Meiosis Crossover • Telomeres • Whole Chromosomal Abnormalities • Twinning • Y-Chromosomal Adam • Mitochondrial Eve • Chromosome Variations A Palestra vai ser em português, com os slides em inglês.