Docentes e Discentes DMMDC publicam artigo na PLOS ONE

Abstract

In this paper, we provide a retrospective cohort study with patients that have been hospitalized for general or intensive care unit admission due to COVID-19, between March 3 and July 29, 2020, in the state of Bahia, Brazil. We aim to correlate those patients’ demographics, symptoms and comorbidities, with the risk of mortality from COVID-19, length of hospital stay, and time from diagnosis to definitive outcome. On the basis of a dataset provided by the Health Secretary of the State of Bahia, we selected 3,896 hospitalized patients from a total of 154,868 COVID-19 patients that included non-hospitalized patients and patients with invalid registration in the dataset. Then, we statistically analyzed whether there was a significant correlation between the patient record data and the COVID-19 pandemic, and our main findings reinforced by the use of a multivariable logistic regression were that older age (Odds Ratio [OR] = 1.03, 95% Confidence Interval [CI] = 1.03-1.04, p-value (p) <0.001), an initial symptom of shortness of breath (OR = 1.88, 95% CI = 1.60-2.20, p < 0.001), and the presence of comorbidities, mainly chronic kidney disease (OR = 2.41, 95% CI = 1.67-3.48, p < 0.001) are related to an increased risk of mortality from COVID-19. On the other hand, sore throat (OR = 0.74, 95% CI = 0.58-0.95, p = 0.02) and length of hospital stay (OR = 0.96, 95% CI = 0.58-0.95, p < 0.001) are more related to a reduced risk of mortality from COVID-19. Moreover, a multivariable linear regression conducted with statistically significant variables (p < 0.05) showed that age (OR = 0.97, 95% CI = 0.95-0.98, p < 0.001) and time from diagnosis to definitive outcome (OR = 1.67, 95% CI = 1.64-1.71, p < 0.001) are associated with the length of hospital stay.

O artigo intitulado “Correlation between hospitalized patients’ demographics, symptoms, comorbidities, and COVID-19 pandemic in Bahia, Brazil”  foi publicado na revista científica Plos One que divulga pesquisas multidisciplinares e interdisciplinares em mais de duzentas áreas de estudo nas áreas de ciências, engenharia, medicina e ciências sociais e humanas relacionadas.

De autoria de pesquisadores vinculados ao Instituto Federal da Bahia (IFBA), ao Doutorado Multiinstitucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC), ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), à Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o texto apresenta um estudo que analisou a existência de uma correlação entre os dados clínicos dos pacientes internados por COVID-19 na Bahia, com os fatores como risco de mortalidade por Covid-19 e o tempo de permanência nos leitos hospitalares. O trabalho visa contribuir com a complementação das discussões existentes acerca de como a doença tem afetado a população baiana e ajudar órgãos governamentais e instituições hospitalares no processo de tomada de decisão para um controle mais efetivo da pandemia.

O pesquisador e um dos autores, Antônio Carlos Souza, explica que “para a correlação dos fatores mencionados, foi utilizada uma base de dados disponibilizada pela Sesab, que contém dados anônimos de 3.896 pacientes hospitalizados pela Covid-19 no estado da Bahia, no período entre 3 de março e 29 de julho de 2020. Uma ferramenta implementada na linguagem de programação Python foi desenvolvida para realizar diversos testes estatísticos, de forma a verificar se e quão esses fatores estariam correlacionados entre si”. Professor do campus Salvador, Souza acrescenta que “como resultados principais, foi verificado que no período de estudo avaliado, pacientes mais velhos, pacientes com um sintoma inicial de falta de ar e pacientes com comorbidades, principalmente, doença renal crônica, diabetes e doença respiratória crônica, estiveram mais associados a um risco maior de mortalidade por Covid-19. Por outro lado, também foi verificado que pacientes com um sintoma inicial de dor de garganta e pacientes que permaneceram por mais tempo internados em leitos hospitalares por conta da Covid-19 estavam mais associados a um risco menor de mortalidade pela doença”, conclui.

O texto acadêmico é um dos resultados do projeto “Controle de leitos de campanha de paciente da Pandemia COVID-19”, selecionado através do edital nº 01/2020 do Conif, para o enfrentamento da doença causada pelo coronavírus.

Leia o artigo completo, aqui.

Agradecemos ao apoio da PRPGI/IFBA pelo edital 19 2020.