Defesa de Tese - FILOSOFAR E EDUCAR: A BUSCA DA SUBJETIVIDADE NAS CIÊNCIAS.

DISCENTE: NILVO LUIZ CASSOL

DATA: 09/09/2020

HORA: 14:00

LOCAL: Plataforma On-line de Transmissão / Comunicação

https://stream.meet.google.com/stream/4f23178c-12f7-4b9f-bf2b-eb6b3a203c7f



TÍTULO:

FILOSOFAR E EDUCAR: A BUSCA DA SUBJETIVIDADE NAS CIÊNCIAS.



RESUMO:

O propósito deste estudo é apresentar uma discussão entre o conhecimento científico, sua formação e consequências para a contemporaneidade, tendo como instrumento de investigação a reflexão filosófica. O objetivo é elaborar uma proposição filosófica polilógica que privilegie a subjetividade na ciência para a formação do ser integral, tendo em vista a complexidade e a multidimensionalidade da condição humana. Buscou-se oportunizar equilíbrio entre as potências do pensamento e os valores introjectados no interior de cada ser humano que motivam as ações e estes motivos não são únicos, podem ser racionais, intuitivos, afetivos, instintivos, ou mesmo imaginários, perpassando uma pluralidade de motivações que transcende a unidade da razão, pois através da reflexão filosófica própria e apropriada, podemos valorizar a razão implicada e evidenciar os diversos campos de conhecimento. A metodologia fundamentou-se em fontes bibliográficas, numa epistemologia fenomenológica existencial, implicada, dialogando com as diversidades dos saberes, não apenas em construções formalistas ou teoréticas, mas pela significação da nossa essência existencial, já que o conhecer que perseguimos não se reduz a um único aspecto, nessa construção voltada para pluralinearidade e a multiplicidade dos fenômenos. A intencionalidade é priorizar poliexistência do ser, em sua real convivência, pois entendemos que é nesta diversidade humana que se constitui um dos principais tesouros da humanidade. A proposição do filosofar e educar é apontar, abrir possibilidades, frestas, para uma nova epistemologia sob as bases da complexidade, transdisciplinaridade, impulsionados pela subjetividade, não apenas do sujeito racional, mas que se apoie em uma tessitura múltipla, e um ser (sujeito) encarnado. Isto, a partir de novas bases cognoscitivas, deste filosofar próprio e apropriado, de abertura para o conhecimento polilógico, polissêmico, numa polifonia de vozes para potencializar a abundância criadora de nossa existência.



PALAVRAS-CHAVE:

FILOSOFIA. Epistemologia. Complexidade. Subjetividade. Educação.



PÁGINAS: 131

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas

ÁREA: Filosofia

SUBÁREA: Epistemologia



MEMBROS DA BANCA:

Presidente - 565.395.095-53 - EDUARDO CHAGAS OLIVEIRA - UEFS

Interno - 1224030 - DANTE AUGUSTO GALEFFI

Interno - 008.126.725-85 - WAGNER TELES DE OLIVEIRA - UEFS

Externo ao Programa - 2326070 - WILSON NASCIMENTO SANTOS

Externo à Instituição - IVANA LIBERTADOIRA BORGES CARNEIRO - UNEB

Data da Defesa: 
quarta-feira, 9 Setembro, 2020 - 14:00