Centro de Referência em Desenvolvimento e Humanidades inaugura nova sede

A UNEB inaugurou a sede do Centro de Referência em Desenvolvimento e Humanidades (CRDH), na última quarta-feira (8), na Rua Gregório de Matos, Pelourinho, centro antigo de Salvador.

O evento, que foi aberto ao público, reuniu gestores da universidade, membros da comunidade acadêmica, além de diversas autoridades públicas, ONGS e parceiros dos projetos.

“Hoje comemoramos o resultado de um projeto concebido e desenvolvido por muitos. Esse espaço foi criado pensando no coletivo, na perspectiva de oportunizar parcerias, interações, trocas. Pretendemos trabalhar aqui a cidadania e os direitos humanos aplicados à pesquisa, ao ensino e à extensão” destacou o Coordenador do CRDH, José Claudio Rocha.

O reitor José Bites de Carvalho e a vice-reitora Carla Liane Nascimento participaram do evento e reforçaram o apoio da gestão universitária ao novo órgão, assegurando esforços para a plena consolidação e ampliação das ações do CRDH.

“O CRDH é uma unidade de excelência em pesquisa, extensão, ensino e inovação social, que traz um movimento importante de fortalecimento dos laços com a população, principalmente com as comunidades em situação de vulnerabilidade social. O Centro foi construído sob o alicerce do compromisso e da competência reafirmando a importância de uma formação cidadã e consciente”, destacou José Bites.

A programação do evento reservou ainda o lançamento do plano de ação 2017 do centro, com os principais projetos e atividades que serão desenvolvidas durante o ano, como o curso gratuito de Especialização Lato Sensu em Desenvolvimento e Humanidades, e o Observatório da Violência contra a Juventude Negra.

“Cada proposta, projeto e atividade desenvolvida pelo CRDH se configuram em ações estratégicas para o desenvolvimento da universidade através da extensão, como espaço onde transita a transversalidade entre redes e grupos de estudos, produzindo e despertando o desejo de discutir as temáticas ligadas a humanidades”, frisou a pró-reitora de Extensão, Maria Celeste Castro.

O evento de inauguração contou ainda com o pocket show da banda Swing e Prosa, do grupo Vozes do Engenho, além de um café solidário.

CRDH

x

A programação do evento reservou pocket show da banda Swing e Prosa e do grupo Vozes do Engenho

O Centro de Referência em Desenvolvimento e Humanidades da UNEB (CRDH), órgão suplementar da UNEB, tem como objetivo promover a oferta de serviços de orientação sobre direitos e deveres do cidadão, além de prestar assessoria jurídica e capacitação em Direitos Humanos aos segmentos em situação de vulnerabilidade social, que possuam dificuldade de acesso a serviços e equipamentos públicos, como populações indígenas, quilombolas, ribeirinhas, dentre outras.

O centro conta com uma plataforma com cinco laboratórios de pesquisa aplicada em ciências humanas, sociais e sociais aplicadas: Observatório da Educação (Obedhuc), a Incubadora Tecnológica de Economia Criativa (CriaAtiva), e a Rede de Educação em Direitos Humanos (Mbote), o Laboratório de Imagem, Memória e Documentação (Lindo) e o Laboratório de Áudio, Sonorização e Iluminação profissional (Lasio), integrando mais de 60 pesquisadores, além de uma rede de parceiros no Brasil e no exterior.

O atendimento ao público será realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Fonte: http://www.uneb.br/2017/02/11/centro-de-referencia-em-desenvolvimento-e-...