Ata da reunião da linha 1 do dia 06/10/2020 - 5ª Reunião Virtual de 2020

Ata – 5ª Reunião Virtual de Linha 1 2020 – PPGDC/DMMDC
 
Data: 06/10/2020
 
A presente reunião, cujo objetivo maior concentra-se em sugerir aportes
teóricos que contemplam a estrutura da linha de pesquisa para os discentes
bem como dialogar/discutir suas pesquisas, se realizou a partir da
apresentação dos discentes: Érica Correia e Elias Antônio.
No que tange à primeira apresentação, a discente Érica Correia ao discorrer
sobre a importância de um ensino inclusivo no campo das Ciências, em
especial da Física, trouxe os pontos estruturantes de sua tese, sintetizando-a
da seguinte forma: Este projeto ganha forma e vida a partir da problemática da
carência de uma didática inclusiva no Ensino de Ciências voltada a princípios
basilares de uma aprendizagem significativa e que supere a disciplinarização
do conhecimento. Fruto dessa problemática a pesquisa visa responder a
seguinte pergunta: Como desenvolver um ensino inclusivo da Ciência? Para
tanto, o objetivo geral está em compreender os processos de aprendizagem e
de ensino inclusivo da Ciência e propor uma modelagem didática inclusiva, na
área da Física, para deficientes visuais, mas que possua um caráter plástico
para ser subsídio para outras áreas científicas e outras necessidades
educacionais especiais. Os fundamentos para seu desenvolvimento são de
natureza epistemológica, através dos princípios de um programa de pesquisa
científico desenvolvidos por Imre Lakatos (1993,1994), teórica com o
construtivismo de David Ausubel (2000) devido a sua teoria da aprendizagem
significativa, a modelagem na Ciência a partir de Biembengut (2016), a
transdisciplinaridade desenvolvida por Nicolescu (1999) e Galeffi (2017), as
noções de uma educação inclusiva trabalhadas por Fávero (2004) e Diniz
(2007) e metodológica com a abordagem qualitativa, a modalidade pesquisa-
ação e a ferramenta analítica enfoque onto-semiótico do conhecimento
matemático de Godino (2002).
Quanto à segunda apresentação, o discente Elias Antônio nos descreveu seu
projeto inicial de pesquisa tendo os seguintes pontos relevantes: Propõe-se
investigar as possibilidades e contribuições do uso pedagógico de jogos digitais
na produção de conhecimentos matemáticos previstos nas competências
 
curriculares da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nessa
perspectiva, a produção do conhecimento aqui deverá ser pensada a partir do
conhecimento prévio do aluno, conforme a Teoria da Aprendizagem
Significativa do Psicológico David Ausubel. Interroga-se aqui o aprendizado de
conceitos matemáticos em ambiente informatizado. Para a coleta de dados,
inicialmente deverá ser formado um grupo focal de alunos da EJA. Depois,
serão realizadas oficinas de uso pedagógico com jogos digitais com o mesmo
grupo focal de alunos, para análise da produção do conhecimento matemático.
Será utilizada a técnica de análise temática para análise dos dados. A princípio,
todos os registros serão gravados em áudio/ vídeo, registros fotográficos e
escritos, em seguida, será utilizada a técnica de análise temática para análise
qualitativa dos dados.
Após as apresentações, algumas considerações foram feitas pelos que foram
afetados com a proposta e acolhidas e anotadas pelos discentes
pesquisadores.
Frequência:
1. Alex Marques
2. Alvaro Adriazola
3. Antônia Santos
4. Damião Melo
5. Dante Augusto Galeffi
6. Elias Antônio
7. Érica Correia
8. Jaci Leal
9. Jaildon Jorge
10. Lela Queiroz
11. Maria Celeste
12. Maria Mercedes
13. Osvanildo Ferreira
14. Regina Lúcia
15. Tania Bonfim
16. Urânia Maia
17. Maria Luz Rocio
Português, Brasil