Linhas de Pesquisa

Linha 01 – Construção do Conhecimento: Cognição, Linguagens e Informação

A geração do conhecimento, sua relação com diferentes linguagens e processos cognitivos e informacionais é o objeto desta linha de pesquisa, que visa desenvolver estudos relativos à análise cognitiva e à modelagem do conhecimento, buscando aprofundar as relações entre criatividade, construção de conhecimento, linguagens que permitem a comunicação deste, e sua codificação como informação e aprendizagem.
 
 
  • Ivan Maia - Coordenador Linha de Pesquisa - UFBA
  • Maria Inês Corrêa Marques - Vice-Coordenadora Linha de Pesquisa - UFBA
  • Maria de Fátima Hanaque Campos - Coordenadora Linha de Pesquisa - UNEB
  • Hernane Borges de Barros Pereira - Vice-Coordenador Linha de Pesquisa - UNEB

 

Linha 02 – Difusão do Conhecimento – Informação, Comunicação e Gestão

O estudo dos processos de difusão do conhecimento na sociedade, através da análise cognitiva e da modelagem do conhecimento, é o propósito desta linha, que procura relacionar tais processos com meios e modos de informação e comunicação que possibilitam a tradução, transferência, (re)apropriação e (re)construção do conhecimento que se difunde. Pretende-se ainda integrar estudos sobre as contribuições da gestão do conhecimento para ampliar o potencial destes processos, notadamente no que se refere à recuperação de dados, informações e memórias, socialização de conhecimentos tácitos, combinação de conhecimentos explícitos e aprendizagem colaborativa.
 
  • Eduardo David Oliveira  - Coordenador Linha de Pesquisa - UFBA
  • Débora Abdalla - Vice-coordenadora Linha de Pesquisa - UFBA
  • Kathia Marise Borges Sales - Coordenadora Linha de Pesquisa - UNEB
  • Ana Maria Ferreira Menezes - Vice-Coordenadora Linha de Pesquisa - UNEB
 

Linha 03 – Cultura e Conhecimento: Transversalidade, Interseccionalidade e (in)formação

Estudo do entrecruzamento de diversas perspectivas de cognição e cultura, levando em conta mediações epistemológicas que dão informação das tensões dos processos de cognição pela: transversalidade, interseccionalidade, diversidade, descontinuidade, diferenças, rupturas, transformações, não regularidades que são constitutivas da cognição humana em cada espaço de produção do conhecimento e na articulação polilógica. Considera-se a análise cognitiva como um processo central desta linha, buscando gerar e organizar processos de transdução como necessidade no intercambio dessas perspectivas cognitivas.
 
  • Rosângela Janja Araújo - Coordenadora Linha de Pesquisa - UFBA
  • Cristiano Figueiró - Vice-Coordenador Linha de Pesquisa - UFBA
  • Leliana dos Santos Sousa - Coordenadora Linha de Pesquisa - UNEB
  • Natália Silva Coimbra de Sá - Vice-Coordenadora Linha de Pesquisa - UNEB
  • Maria Raidalva Nery Barreto - Coordenadora Linha de Pesquisa - IFBA
  • Maria Cândida Mousinho - Vice-Coordenadora Linha de Pesquisa - IFBA

 

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