Histórico

As raízes deste programa datam de junho de 2003, quando um grupo de pesquisadores da UFBA (REDPECT) e do LNCC (que desenvolviam pesquisa sobre a relação conhecimento/sociedade: Gestão do Conhecimento no Nordeste Brasileiro e Modelagem Computacional da Difusão do Conhecimento, respectivamente), resolveram iniciar uma parceria para desenvolver estudos colaborativos.

Essa parceria vem sendo construída paulatinamente; em outubro de 2003 foi realizado o seminário “Difusão do Conhecimento na Sociedade”, do qual participaram também pesquisadores da UEFS que trabalhavam com modelagem computacional e com a relação informática e sociedade, mais tarde integrados nessa parceria. Neste seminário foi definido um projeto, sobre os “Canais Preferenciais de Difusão do Conhecimento Técnico-Científico”, que foi discutido em maio de 2004, no II Seminário sobre Difusão do Conhecimento na Sociedade.
 
Em julho daquele mesmo ano, este grupo foi ampliado com colegas da UNEB, quando então se formou a Rede Interativa de Pesquisa e Pós-Graduação em Conhecimento e Sociedade (RICS) e decidiu-se pensar na elaboração de um projeto de Programa de Pós-graduação, priorizando um curso de doutorado. O primeiro passo para este intento foi a preparação, coletivamente, de um projeto de infraestrutura que concorreu ao edital da FAPESB de 2004. A aprovação deste garantiu recursos para a instalação de dois laboratórios e recuperação de instalações físicas para as dependências administrativas do Programa.
 
Em 2005 foram realizados dois Seminários da RICS, visando, respectivamente, à primeira discussão da proposta do doutorado (janeiro) e à definição da integração dos projetos de pesquisa para a formação das linhas de pesquisa (julho). Nesses seminários participaram também pesquisadores do CEFET-Ba e do CEPPEV/FVC. Ao longo daquele mesmo ano foi organizado e realizado (outubro) o II Colóquio Internacional Saberes, Práticas – Difusão do Conhecimento Científico e Tecnológico na Sociedade da Aprendizagem, quando a Rede foi ampliada com pesquisadores dessas duas últimas instituições mencionadas. No final de 2005 foi organizada a primeira coletânea da RICS: “Mosaico: Difusão do Conhecimento na Sociedade da Aprendizagem”, composta por 16 capítulos, organizados em duas partes, em consonância com as linhas de pesquisa da presente proposta.
 
Em janeiro de 2006 realizou-se o III Seminário da RICS, com pesquisadores de todas as instituições evolvidas, oportunidade em que se definiu a primeira versão da estrutura curricular do curso. Em abril deste mesmo ano foi realizada a I Oficina da RICS para a discussão da proposta curricular e de atividades colaborativas. Em setembro, a II Oficina da RICS concluiu a proposta curricular do doutorado, bem como a definição dos projetos articulados de pesquisa para compor as respectivas linhas. No início de janeiro de 2007 foi realizada uma reunião específica, com representantes de todas as instituições envolvidas, para aprovação da proposta que ora se apresenta.

Cooperação e intercâmbio:

Os grupos de pesquisa e pesquisadores que constituem a RICS mantém intercâmbios com diversas instituições nacionais e estrangeiras, dentre os quais podem ser destacados:
 
a) Universidade de Paris VIII, desde 1992, com estudos sobre a perspectiva epistemológica multirreferencial, com publicações conjuntas e em articulação com a UFSCar, UFAl, UNB, UNIMESB, envolvendo:
 
  • diversas visitas de curta duração de pesquisadores daquela universidade à UFBA e vice-versa, sob a coordenação de pesquisadores do NEPEC (de onde se desmembraram os dois grupos de pesquisa seguintes), REDPECT e FORMACCE, algumas financiadas pelo CNPq;
  • doutorados plenos (1993-1996 e 2003-2007 ) e
  • doutorados-sanduíche (1996/1997, 2000/2001, 2006-2007), financiados pela CAPES e CNPq;
  • organização do Colóquio Internacional Saberes, Práticas: (In)formação Profissional na Sociedade do Conhecimento, financiado pelo CNPq, CAPES, FAPESB e AUF (França);
  • um pesquisador-associado daquela universidade como pesquisador-visitante na REDPECT, com bolsa da FAPESB;
 
b) Universidade de Londres – Instituto de Educação, desde 1989, com cooperação em projetos sobre Impactos das Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação do Cidadão Trabalhador (1996/1999) e sobre Novas Profissionalidades (2005/2007), através de:
  • diversas visitas de pesquisadores do ULIOE à UFBA, financiadas pelo CNPq e Conselho Britânico e duas visitas de pesquisadores da REDPECT ao ULIOE;
  • pós-doutorados de pesquisadoras da REDPECT, financiados pela CAPES (96/97 e 2006/2006), o último junto ao Laboratório do Conhecimento, iniciativa desse Instituto e do Burbeck College;
c) Universidade de Aveiro (Portugal) Cooperação Acadêmica sobre Modelos e Estratégias de e-Learning, com apoio fiananceiro da CAPES e GRICES (Portugal) (2001-2004). Esta cooperação envolveu, além do trabalho de pesquisa:
  • diversas visitas de curta duração de pesquisadores da universidade portuguesa à UFBA e e vice-versa;
  • publicação de duas coletâneas (2002 e 2004)
  • participação no Congresso e-LES 04 (internacional), na organização, comitê de programa (científico) de uma pesquisadora e apresentação de trabalhos de vários membros da REDPECT e do GEPIC (2004);
  • pós-doutorado (2005-2006) de uma pesquisadora do GEPIC;
  • doutorado pleno em andamento, com bolsa da CAPES, de um membro da REDPECT;
 
d) Universidade de Austin (Estados Unidos), com cooperação científica apoiada pela CAPES, de pesquisadores do GEPIC, desde 2004, envolvendo:
  • diversas visitas de pesquisadores da U. de Austin à UFBA e vice-versa;
  • publicação de uma coletânea (2005);
 
e) Universidade de la Frontera (UFRO), Chile, com o grupo da Pós-Graduação em Ciências Sociais,
  • visitas de curta duração de dois pesquisadores daquela universidade e de uma pesquisadora da REDPECT;
  • Seminário “Trabalhando com o conhecimento na sociedade da aprendizagem”, realizado em agosto / setembro de 2006, na UFRO, por uma pesquisadora da REDPECT;
  • Participação de dois pesquisadores da UFRO como expositores nas duas edições do Colóquio Internacional Saberes, Práticas (2002 e 2005).
 
f) Universidad de San Marcos (Peru) e LNCC para desenvolvimento do projeto “Aspectos Dinamicos del Oceano Antartico (40º-80º S; 90º-40º W)”, iniciado em maio de 2005.
 
g) Universitá de Siena (UNISI), Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e LNCC, apoiado pelo CNPq e CNR (Itália), para desenvolvimento de projeto sobre omportamento quantitativo e qualitativo de ecossistemas, sua interação com a ocupação humana e as diversas atividades produtivas, com atenção especial às áreas alagáveis e aquáticas da bacia amazônica, iniciado em maio de 2006.
 
h) Universidade Federal do Tocantins ? UFT com o LNCC, no projeto Hidrologia e biogeoquímica em áreas alagáveis da Planície de Inundação do Araguaia: pulsos de inundação e influência dos projetos de agricultura irrigada, iniciado em janeiro de 2007, financiado pelo CNPq.
 
i) Universidade Nacional de Educação a Distância da Espanha (UNED), no âmbito do Núcleo de Tecnologias Inteligentes (NETI), da UNEB:
  • preparação de projetos conjuntos entre as duas universidades;
  • visita de curta duração de pesquisador da UNED a UNEB e vice-versa (2006-jan. 2007).
j) Universidade de Lisboa / Portugal com a UNEB (NETI), com o objetivo de:
  • oferecer possibilidades de intercâmbio entre alunos e professores das duas universidades;
  • ampliar as discussões e reflexões dos objetos de pesquisa do NETI.
l) Universidades Pedagógica e Universidade Eduardo Mondlane / MOÇAMBIQUE e a Universidade do Porto / Portugal, com o objetivo para desenvolver o projeto Comunidade Virtual de Aprendizagem em Língua Portuguesa, objeto da Linha de Pesquisa Educação, Tecnologias Intelectuais, Currículo e Formação do Educador (NETI / UNEB).
 
m) Universidade de São Paulo (USP) / São Paulo. Escola do Futuro e UNEB sediar fisicamente a parte digital da comunidade virtual, associada à ABED, associação esta que tem seu pólo regional da Bahia situado na UNEB, tendo como coordenador um professor do Departamento de Educação a Distância.
 
n) Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal do Rio de Janeiro, com o Mestrado em Modelagem Computacional da Fundação Visconde de Cairu, com pesquisa conjunta na área de Biofisica / Biologia Molecular / Modelagem computacional, desde 2002.
 
o) Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel – participação do CEFET, juntamente com outras instituições de todo o País, com projeto financiado pela FINEP / MCT;
 
p) Rede Nordeste de Biodiesel, com a participação do CEFET, das universidades baianas UESB, UESC,UFBA e UNIFACS e de outras instituições de toda a Região, com projeto financiado pelo CNPq.

Descrição complementar:

O curso funciona segundo seu Regimento Interno de acordo com o Estatuto, o Regimento Geral e as Normas Complementares para os cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu de todas as instutições na forma associativa. Atualmente, tem sua sede administrativa e acadêmica na Faculdade de Educação desta mesma Universidade e é administrado por um colegiado composto de professores de todas as instituições que compõem esta Rede.
 
As responsabilidades das instituições que propõem este Programa estão definidas em documentos de adesão, assinadas pelos seus representantes máximos, acompanhados de documentos específicos dos respectivos departamentos, que informam os professores que estão autorizados a atuarem como docentes no curso de doutorado e as disciplinas pelas quais se responsabilizam.
 
Relação das IES que compõe atualmente o DMMDC
  • UFBA: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA;
  • IFBA: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA;
  • UNEB: UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA;
  • LNCC: LABORATÓRIO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO CIÊNTÍFICA;
  • UEFS: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
  • SENAI-CIMATEC: SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL - CAMPUS INTEGRADO DE MANUFATURA E TECNOLOGIA;
As reflexões realizadas mais recentemente, inclusive sob a consideração da Portaria CAPES 214/2017, levaram à conclusão da necessidade de dar novos passos no sentido de aprofundar o compartilhamento de responsabilidades entre as instituições associadas, inclusive com a matrícula e diplomação de discentes nas instituições associadas. Neste sentido, decisões importantes foram tomadas no ano de 2018, dando início a fase de expansão em 2019, que resultaram em significativo crescimento do corpo docente do DMMDC, na ampliação do número de vagas para novos ingressantes, na realização de matrículas nas instituições associadas (e não apenas na instituição coordenadora como vinha ocorrendo desde os primórdios do Programa) e na deflagração do processo de revisão do Regimento Interno do DMMDC.
 
Assim, ao completar 10 anos de existência, o Programa deu passos importantes no sentido da sua consolidação como rede associativa e da sua expansão de forma coordenada, ocorrendo também a mudança da coordenação geral por docentes da UNEB para o IFBA.
 
A chamada lançada em conjunto para credenciamento de novos docentes homologou 46 propostas de professores das instituições associadas tendo em vista o atendimento dos requisitos de perfil e produtividade acadêmica requeridas no edital, das quais 33 foram acolhidas. Neste sentido, o Programa passou de um total de 23 docentes permanentes (DP) em 2018 para 42 DP em 2019 e de 8 para 14 docentes colaboradores (DC). Nesta nova configuração, em 2019, a UFBA conta com 14 DP e 4 DC, a UNEB com 15 DP e 5 DC e o IFBA com 9 DP e 1 DC.
 
Ao lado da ampliação do quadro docente, o edital de seleção de discentes para 2019 previu a ampliação do número de ingressantes, resultando na seleção de 38 estudantes, incluindo dois estrangeiros. Além disso, o processo de seleção dos discentes previu a abertura de matrículas no IFBA e na UNEB, além da UFBA, que até 2018 era a única instituição que matriculava os ingressantes. 
 
A expansão em curso do DMMDC levará ao aprofundamento da sua inserção sociocultural e regional considerando os perfis e as complementaridades das instituições parceiras. O Programa continua integrado por seis instituições, contando com seus laboratórios e unidades. Por exemplo, o IFBA e o DMMDC contam desde 2019 com o Polo de Inovação Salvador/IFBA da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) com laboratórios modernos para pesquisa, desenvolvimento e inovação de seus projetos.
 
Destaca-se ainda a realização, no final de 2018, do Seminário comemorativo dos 10 Anos do DMMDC, organizado em torno de três eixos: 1) encontro com os estudantes e docentes do DMMDC, 2) encontro com as instâncias administrativas (pró-reitorias de PPG) das instituições associadas e 3) encontro com fundadores do DMMDC. O primeiro eixo propiciou o encontro e diálogo entre docentes e discentes do Programa e os novos docentes que acabavam de ser selecionados para atuar a partir de 2019 assumindo responsabilidades de ensino, pesquisa e orientação. No segundo eixo, o encontro de docentes e discentes como gestores de PPG das instituições associadas possibilitou o aprofundamento da discussão dos rumos do DMMDC enquanto forma associativa e o alinhamento entre as instituições considerando as especificidades, as potencialidades e as complementaridades entre elas. Finalmente, o encontro com lideranças acadêmicas que tiveram papel fundamental na criação do DMMDC permitiu uma discussão que combinou o retorno às raízes do Programa com os planos para o futuro neste momento de expansão.
 
Para este evento, a coordenação preparou uma apresentação institucional contendo um balanço dos 10 anos do DMMDC nos quais se evidenciam avanços significativos do Programa. Enquanto no quadriênio 2013 – 2016 houve uma média anual de 15,5 defesas de teses, em 2018 o número de teses defendidas (35) dobrou. A força do Programa em termos de formação de novos profissionais fica evidenciada pelo fluxo de discentes no DMMDC entre 2008 e 2018 que pode ser assim resumido: 242 (100%) ingressantes, 124 (51%) concluintes, 5 (2%) jubilados, 12 (5%) desistentes e 101 (42%) com matrículas ativas. Conforme dados do mês de dezembro de  2018, o Programa encerrou o ano com um backlog (número de estudantes com mais de quatro anos no curso) de apenas oito estudantes. Considerando ainda que 15 dos matriculados completaram quatro anos de curso em fevereiro do próximo ano, a realização de 23 defesas em 2019 poderia ser suficiente para zerar o backlog.
 
Para 2019, foram selecionados 16 discentes para a UFBA, 13 para a UNEB e 9 para o IFBA, refletindo, neste momento, a consolidação, a expansão do quadro de docentes e o compartilhamento de responsabilidades das três instituições associadas.
 
Ainda neste ano, o DMMDC teve mais de 50 projetos em execução com financiamento com a participação em rede de diversos docentes e discentes das instituições participes com sua estruturação acadêmica e funcional dentro da área de concentração da modelagem da geração e difusão do conhecimento e das três linhas de pesquisa, de forma que a inserção social, econômica, cultural e geográfica do DMMDC se assenta no fortalecimento da participação das instituições associadas e na busca do equilíbrio entre as linhas de pesquisa.
 
No processo seletivo para ingresso discente em 2020, o DMMDC teve 191 candidatos para 49 vagas (17 UFBA, 16 UNEB, 16 IFBA), mantendo uma entrada de 4 para 1. Com esse oxigênio renovado, os Docentes, Discentes e Egressos do DMMDC ultrapassaram a marca de 900 produções intelectuais em 2019, vindo de uma média anterior de 480 produções por ano.
 
Desse modo, ao estar em contato com uma ampla diversidade social, econômica, cultural e geográfica, concomitantemente, o DMMDC tem esta diversidade como fonte de inspiração e de desenvolvimento de abordagens multirreferenciais e interdisciplinares na medida em que mobiliza e aglutina diferentes saberes para o enfrentamento e solução de problemas e demandas em diferentes segmentos e perspectivas, organizados em torno da modelagem da criação e difusão do conhecimento e da formação do analista cognitivo. Nesta perspectiva, a inserção sócio-cultural-geográfica do DMMDC mantém o fortalecimento e o desenvolvimento das suas três linhas de pesquisa de forma, ao mesmo tempo, independentes e articuladas.
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