Defesa de Tese - Difusão do conhecimento na política de colaboração implementada pelo programa de apoio a educação municipal em Itatim-Ba

DISCENTE: NADJA MARIA AMADO DE JESUS
DATA: 20/11/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Teems: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_ZTVhM2EwZDgtZGU0O...

TÍTULO:

RESUMO:

A presente tese, intitulada Difusão do Conhecimento na Política de Colaboração Implementada pelo Programa de Apoio à Educação Municipal (Proam) em Itatim/Bahia, parte do pressuposto que a difusão do conhecimento, quando promovida nas políticas educacionais de colaboração entre sistemas de ensino, contribui para a melhoria da qualidade da educação. Neste estudo, tomamos como objeto a difusão do conhecimento e a política educacional de colaboração, intencionando compreender como se deu o processo de difusão do conhecimento nas práticas de colaboração implementada pelo Proam no município de Itatim. Referenciados, dentre outros aportes, nos fundamentos teóricos da gestão do conhecimento, apresentamos considerações a partir de aspectos epistemológicos que estruturam o modelo de conversão do conhecimento tácito e explicito, sistematizado por Nonaka e Takeuchi (2008), favorecendo a análise do movimento dialético de difusão do conhecimento, no contexto organizacional. Com adesão as Ações do Proam, no período de 2008 a 2016, Itatim foi o município, em 2017, com maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), nos anos iniciais do ensino fundamental. Assim, dada a singularidade do fato e a contribuição significativa da sua análise para ampliação do conhecimento, optamos pelo método de estudo de caso único, caracterizado pela pesquisa exploratória, de caráter descritiva, com abordagem de métodos mistos, orientado pelo projeto sequencial exploratório. Quanto aos procedimentos, fizemos uso da pesquisa bibliográfica, documental, eletrônica e de campo, associada aos instrumentos de recolha de dados correspondentes, a entrevistas em profundidade, grupo focal, questionário modelo eletrônico, estruturados a partir de categorias de análises, vinculadas aos modos de conversão do conhecimento e a política de colaboração. Os participantes da investigação foram selecionados pelo critério de intencionalidade com variação máxima, envolvidos com as ações efetivadas pelo Proam no Município de Itatim, tais como: dirigentes municipais de educação; docentes formadores do Proam; formadores, gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores. Após o levantamento de dados e investigações, utilizamos a técnica de análise de conteúdo, numa perspectiva de abordagem quali-quantitativa, oportunizando à luz do referencial teórico, a interpretação dos seus achados em direção ao alcance dos objetivos estabelecidos. Desse modo, os resultados da pesquisa evidenciaram que a dinâmica de difusão do conhecimento, em Itatim, foi resultante da interação articulada pelo Proam, como espaço “ba” de difusão do conhecimento, e institucionalizada nos espaços de formação continuada dos profissionais, orientados pela prática de articulação dialógica entre conhecimento tácito dos sujeitos da ação e o conhecimento explícito, valorizando e articulando os saberes técnicos e existenciais, ampliados a partir de processos de reflexão coletiva, gerando novos conhecimentos, que eram sistematizados e amplificados para a rede de ensino, fortalecendo a profissionalidade dos gestores e docentes, a melhoria da qualidade das práticas pedagógicas e de gestão das escolas e da rede de ensino, repercutindo na melhoria das aprendizagens dos estudantes.

PALAVRAS-CHAVE:

Difusão do Conhecimento. Política de Colaboração. Programa de Apoio a Educação Municipal. Itatim.

PÁGINAS: 277

GRANDE ÁREA: Outra