Defesa de Tese - Análise Cognitiva na relação entre Meditação, Conhecimento e Sustentabilidade

DEFESA DE DOUTORADO foi registrada no SIGAA para o PROGRAMA DE POS-GRADUACAO EM DIFUSAO DO CONHECIMENTO (DMMDC).

As informações do trabalho em questão são:

DISCENTE: MARIA AUXILIADORA SAMPAIO SILVA
DATA: 18/12/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

ANÁLISE COGNITIVA NA RELAÇÃO

MEDITAÇÃO, CONHECIMENTO E SUSTENTABILIDADE

 



RESUMO:

SILVA, Maria Auxiliadora Sampaio.  Análise Cognitiva na relação entre Meditação, Conhecimento e Sustentabllidade. f. 2020. Tese (Doutorado Multiinstitucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020.

RESUMO

A presente tese tem como objeto de estudo a relação entre Meditação, Conhecimento e Sustentabilidade mediante a Análise Cognitiva. Sua problemática surge nas discussões e desafios concernentes à sociedade do conhecimento, considerando princípios da Carta da Terra e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, à luz do Caminho Real – Raja Yoga conforme Swami Vivekananda. O objetivo geral é compreender a relação entre meditação, conhecimento e sustentabilidade em interação onde esses três aspectos se evidenciam nas práticas instituídas e difundidas por organizações através de suas atividades enquanto espaços de interlocução com o campo da Análise Cognitiva vivenciada como uma ponte entre visões de mundo destacando a multirreferencialidade e complexidade peculiares. A investigação se configurou como uma pesquisa de base de abordagem qualitativa tendo como método a dialética e a observações participante e não participante sendo possibilitado convívio em atividades semanais, mensais e anuais com as instituições salientando a natureza exploratória da pesquisa em diálogo com autores que embasam nosso referencial teórico como Consciência Crítica de Paulo Freire, Maturana com a Biologia do Conhecer, Conhecimento do Conhecimento por Morin, Kapra e a Rede como novo sistema, Polany Conhecimento como desenvolvimento do homem e os pressupostos da Filosofia Raja Yoga de Vivekananda. Como resultados encontramos, que os fenômenos meditação, conhecimento e sustentabilidade, nem sempre se apresentam de maneira relacionada nas praticas, nem no ensino em algumas instituições. Entretanto, percebemos que nas instituições cujas praticas se fundamentam na cultura védica, tende a haver maior ênfase na indissociabilidade entre os três fenômenos, concebendo o processo de meditação como o próprio conhecimento, e a sustentabilidade como seu resultado. A Meditação Raja Yoga consiste na lembrança de si como um ser infinitesimal, de toda a sua jornada e de Deus. Conhecimento original que se pauta nas virtudes e poderes que todo o ser possui.

 



PALAVRAS-CHAVE:

Palavras-Chave: Análise Cognitiva; Meditação Raja Yoga; Conhecimento Original; Conhecimento Fásico; Sustentabilidade como Vida Plena.



PÁGINAS: 141

GRANDE ÁREA: Outra

ÁREA: Multidisciplinar



MEMBROS DA BANCA:

Presidente - 113.125.645-04 - LELIANA SANTOS DE SOUZA - UNEB

Interno - 1224030 - DANTE AUGUSTO GALEFFI

Interno - 241.542.375-00 - MARIA DE FATIMA HANAQUE CAMPOS - UNEB

Externo à Instituição - FRANCISCO ANTONIO PEREIRA FIALHO - UFSC

Externo à Instituição - LUIZ CARLOS DOS SANTOS - UNEB

Data da Defesa: 
Friday, 18 December, 2020 - 14:00