Defesa de tese - CONHECIMENTO DOS ASSENTADOS E DOS TÉCNICOS DO INCRA: sua interação por meio da Sala de Cidadania

DISCENTE: ARLINDO DE ARAÚJO PITOMBO
DATA: 17/12/2020
HORA: 14:00
LOCAL: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_ODkwN2ZmNGQtMzY4Z...

TÍTULO:

CONHECIMENTO DOS ASSENTADOS E DOS TÉCNICOS DO INCRA: sua interação por meio da Sala de Cidadania



RESUMO:

A presente pesquisa busca compreender a interação estabelecida entre os conhecimentos de uma comunidade de assentados de reforma agrária no Estado da Bahia e a comunidade de técnicos e especialistas do INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, cujas práticas abrangem tanto o conhecimento tácito como o explícito. Tal abordagem será conferida a partir da consideração do pressuposto de que, por meio do diálogo, da interação e da difusão de conhecimentos entre as partes, bem como do reconhecimento e da valorização de ambos os conhecimentos, é possível estabelecer as bases para a criação de um conhecimento integrado, coletivo, colaborativo e contextualizado, contribuindo, também, para a orientação solidária no norteamento da relação entre uma comunidade de assentados (nesse trabalho, da comunidade Terra Vista / Teia dos Povos) e o INCRA. O interesse pela pesquisa vincula-se à experiência desse autor no INCRA, em sua relação com o cidadão que busca a autarquia e com os assentados de reforma agrária, que se encontram em uma relação de interdependência com o órgão em função dos serviços por ele prestados. Toma-se como locus desta pesquisa o recurso de governança eletrônica (e-GOV) do INCRA denominado Sala da Cidadania e o Assentamento Terra Vista (Teia dos Povos), escolhido por sua singularidade, representada em seu grau de desenvolvimento como comunidade, e nos usos de algumas práticas de gestão do conhecimento. A Sala da Cidadania, na qual é processada grande parte das demandas dos cidadãos e assentados, reveste-se de potencial eficiência, eficácia e efetividade como canal de comunicação entre os sujeitos pesquisados no processo de interação dos conhecimentos dos técnicos e dos assentados. O objetivo dessa tese é compreender como os conhecimentos interagem, contemplando-se a Sala de Cidadania como possível mediadora da relação entre uma comunidade de assentados de reforma agrária e o INCRA. A metodologia adotada para a investigação permite classificar a pesquisa como qualitativa de natureza exploratória. Considerando, ainda, o estabelecimento de métodos, técnicas e critérios, pode-se afirmar que se trata, também, de uma pesquisa descritiva, considerando o estudo, a análise e a interpretação dos dados levantados. Apresenta, ainda, abordagem teórico-empírica, na medida em que sua análise, é embasada em pesquisas bibliográficas, documentais e de campo. Utilizou-se nesta pesquisa, primordialmente, os conhecimentos científicos e empíricos. Serão, ainda, utilizadas técnicas de observação participante, entrevista semiestruturada, questionário, análise de documentos, gravações e registro de imagens fotográficas, além de informações extraídas do site do INCRA e obtidas junto ao Assentamento Terra Vista. Como resultado, espera-se demonstrar um modelo de ambiente que propicie o diálogo, integração, produção e difusão de conhecimento entre o INCRA e a comunidade Terra Vista, circulando por meio deste espaço diversos conhecimentos, valorizando-se o conhecimento comum, as aprendizagens, os encontros e a criação de vínculos, promovendo-se uma evolução na integração da comunidade na ação transformadora e crítica dos processos do órgão durante o fluxo de difusão do conhecimento.



PALAVRAS-CHAVE:

Difusão do Conhecimento. e-GOV. INCRA. Assentamento Terra Vista. Sala da Cidadania.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ANA MARIA FERREIRA MENEZES - UNEB

Interno -  ELIAS RAMOS DE SOUZA - IFBA

Interno -  MARIA DE FATIMA HANAQUE CAMPOS - UNEB

Externo à Instituição - BRUNA CARMO REHEM

Externo à Instituição - DARLUCE DA SILVA OLIVEIRA - UNEB

Data da Defesa: 
Thursday, 17 December, 2020 - 14:00